RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

Nunca mais me vou esquecer daquela vez em que o meu amigo, Ricardo me disse: "Toma, le este, e do gajo que escreveu o Jurassic Park, este livro fez bue sucesso porque meteu medo a bue ppl, Eles pensavam que esta historia tinha acontecido de verdade."

Estava eu a segurar "The Andromeda Strain" de Michael Crichton, no refeitorio da Moderna. Mal sabia eu a profunda influencia que este autor dos autores ia gerar em mim.
4 anos depois, abri o meu E-mail e o mesmo amigo que deu a luz este autor, para mim, deu-me a noticia da sua morte. "Michael Crichton Morreu." O Autor tinha 66 anos, morreu de cancro na garganta.




Crichton nasceu Em Chicago. Estudou em Harvard e formou-se em medicina em 1969. Enquanto estudante, escreveu romances assinados com heteronimos seus, John Lange e Jeffery Hudson. "A Case of Need" , escrito debaixo de Jeffery Hudson, ganhou a Edward Award para Melhor romance em 1969.
Chriton, enquanto estudava, suspeitava que um dos seus professores estava a atribuir-lhe notas baixas propositadamente. Crichton falou com outro professor sobre o assunto e planeou plagiar um trabalho de George Orwell para ver se o professor lhe atribuia uma nota ma; recebeu um B-.
Crichton foi casado cinco vezes e divorciou-se 4.




Este homem, que criou algumas das Novels mais espectaculares de sempre tinha um interesse especial pela tecnologia e como esta se podia virar contra nos. A sua escrita incorporava os Generos: Action/ Science Fiction/ Techno Thriller.
Enquanto vivo escreveu 25 livros numa carreira de 42 anos e teve 14 filmes adaptados dos mesmos.
Os seus romances mais famosos comercialmente sao: Jurassic Park, The Andromeda Strain e Rising Sun. Crichton tambem realizou 7 filmes entre os quais destacam-se Coma e o culto Westworld, ambos escritos e realizados pelo autor. Realizou tambem The Great Train Robbery baseado no seu proprio Romance e escreveu o guiao original de Twister. Foi o Criador da famosa serie E.R.


Crichton foi, e é, a minha maior fonte de inspiracao, escrevi um livro na mesma linha de State Of Fear, como uma vontade subconsciente de me tornar o proximo da sua geracao. Esta Autor, Produtor, argumentista, realizador foi sem duvida uma daquelas pessoas para se ter como role model, um homem fascinado pela ficcao e pelo quao metodico um livro deve ser do ponto de vista cientifico e imaginario.


As historias de Crichton por vezes servem como aviso sobre os perigos da evolucao tecnologica. O pior acaba sempre por acontecer seja com biologia como em Jurassic Park, instalacoes militares como em The Andromed Strain ou cibernetica como em Westworld. A famosa teoria do caos de Ian Malcom, personagem iconico de Jurassic Park, refere-se aos sistemas de seguranca falharem e literalmente all hell breaks loose. Crichton nao era anti tecnologia, os seus personagens cientistas eram por vezes arrogantes e negavam a potencial ameaca que a tecnologia representa. Existe sempre um personagem que apresenta a teoria que as falhas sao apenas parte do desenvolvimento cientifico e que apenas necessitam de ser monitorizadas de modo a que nada inesperado aconteca.



Crichton comecou por escrever na primeira pessoa em Case Of Need, Outra tecnica do autor e algo chamado de documento falso, por exemplo, Eaters of The Dead, e um documento fabricado por Crichton, baseado no poema epico, Beowulf na forma de traducao academica de um manuscrtio do Seculo 10. Jurassic Park e The Andromeda Strain tem documentos cientificos na forma de diagramas, dados, Sequencias de D.N.A, notas em rodape e bibliografias. Alguns dos seus romances tem notas e documentos verdadeiros, usados para provar as suas teorias, como por exemplo em The Terminal Man e State Of Fear.



As suas historias tinham sempre aquele padrao que eu adorava, e adoro: Varios personagens, uma situacao catastrofica, e o facto de nunca sabermos quem vai morrer a seguir. Eu dei comigo a ler os livros dele de uma dentada, espremia o suminho todo aquilo, nada era demasiado elaborado, ciencia pura e dura, factos e um universo diferente de todos. Virar paginas a ler ficcao deste autor e prazer da vida que so os fans deste homem podem sentir. Ainda me faltam ler tres dos seus livros, estao ali na prateleira a olhar para mim neste momento, Eaters of The Dead, Sphere e Next, mas agora ja nao sei se tenho coragem para os ler, nao quero ficar sem livros para ler, deste autor, embora saiba que vamos ter mais um livro seu, posthumously, para o ano.


Crichton tem um leque vasto de obras primas de ficcao, eu gosto de todos, nao de forma igual mas nao psso dizer que haja algum que nao goste, mas se tivesse de escolher quatro livros , seriam: State of Fear, Disclosure, Jurassic Park, e a Biblia da ficcao: Airframe. Estou e escrever isto minutos depois de ler o mail, acho que ainda estou em choque e nao assentei bem a ideia de que este homem abandonou o nosso mundo.


Um pormenor que adorei num dos seus livros foi em The Andromeda Strain em que Crichton assustou meio mundo com a historia de um virus extraterrestre que chega a terra e dizima uma small town e termina o livro com um dos maiores DEUS EX MACHINA de sempre, o problema resolve-se por si proprio, que perfeita analogia em ter o problema a cair do ceu e a resolucao, so to speak, cair do ceu tambem.



Sinto que um bocado de mim morreu, eu falo deste autor a toda a gente e estou sempre a recomendar que o leiam. Agora esta mente brilhante foi tirada de nos, a ficcao de qualidade, hoje perdeu um grande pedaco. Michael Crichton, eu queria ter-te conhecido pessoalmente e queria ter apertado a tua mao e ter-te dito: "I owe it all to you."



Descansa em Paz, Michael Crichton; para sempre ficaras na minha memoria, e de todos os teus fans, e todo o meu trabalho vai reflectir a enorme inspiracao que me deste e para sempre mudou a minha vida.

Sempre que falo de um livro teu, digo: Isto é Puro Crichton.

Obras Publicadas - Ficcao: Odds On/ Scratch One/ Easy Go/ A Case of Need/ The Andromeda Strain/The Venom Business/ Zero Cool/ Grave Descend/ Drug of Choice/ Dealing: Or theBerkeley-to-BostonForty-Brick Lost-Bag Blues/ The Terminal Man/ Binary/ The Great Train Robbery/ Eaters of the Dead/ Congo/ Sphere/ Jurassic Park/ Rising Sun/ Disclosure/ The Lost World/ Airframe/ Timeline/ Prey/ State of Fear /Next/ Unintitled Project - 2009.

Obras Publicadas - Non Fiction: Five Patients/ Jasper Johns/ Electronic Life/ Travels.

R.I.P: Michael Crichton: 23/10/49 - 4/11/2008

2 comments:

Anonymous said...

Não estava mesmo nada à espera. Quando abri o site da CNN e vi pah, fiquei bué tempo de boca aberta só a ler e a reler a frase "michael crichton dies at 66"

Anonymous said...

http://edition.cnn.com/video/#/video/showbiz/2008/11/05/anderson.showbiz.wednesday.cnn

Post a Comment

 
Copyright 2009 Cinema, Televisão, livros e a vida.. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy